segunda-feira, 23 de agosto de 2010

exFat: Um sistema de arquivos melhor para pendrives

Outro dia fui transferir um arquivo VHD de 8 Gb com uma instalação de SharePoint 2010 dentro. Não consegui copiar o arquivo pro meu pendrive de 16 Gb, apesar de haver espaço livre. O problema é que FAT32 (que é o sistema de arquivos comumente usado em pendrives e outras mídias removíveis) só suporta arquivos de até 4 Gb. ("só" e "4 Gb" na mesma frase. Caraca, e meu primeiro HD tinha 10Mb. Tô ficando velho...)

Bem, achei o tal de exFat na caixa de opções de sistema de arquivos da tela de formatação do pendrive. Basicamente o exFat é o FAT32 com limites aumentados (tamanho do arquivo de 4Gb para 16 Eb, ou bi-lhões de Gb; número de arquivos em um subdiretório de 65.000 para 2.7 milhões; tamanho da partição de 32 Gb para 512 Tb), e com melhorias internas de performance para lidar com fragmentação - o que é comum em mídias removíveis, aonde toda hora gravamos, apagamos e regravamos coisas. Ótima opção pra seu pendrive novo, ou até praquele HD externo que você carrega pra cima e pra baixo na mochila. Só tem que lembrar das restrições: leitura nativa só do Vista SP1 pra cima e Windows 7 (isso provavelmente inclui o 2008). No XP e no 2003 pode ser acessado via instalação de um update. Outros SO's, nem pensar... Mas como todas as minhas máquinas são Windows, pra mim tá ótimo.