quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Standby no Windows 2008

Pra quem tem notebook, o standby é uma maravilha. Você está no meio de uma tarefa, com 17 janelas abertas, e tem que parar pra ir pegar as meninas na escola e ir pra casa. Pra evitar ter que fechar tudo quando desligar o note, basta coloca o Windows em standby: o HD pára de girar e seu cabeçote de leitura/escrita é recolhido, o que evita danos ao mesmo quando, ao entrar em casa, você joga a mochila com o note no sofá. A CPU entra em sleep e o cooler pode ser desligado, o que evita que o note frite dentro da mochila. Por fim, entrar e sair de standby é muito mais rápido do que de hibernação, pois na hibernação a RAM é escrita em disco e o computador é efetivamente desligado, o que requer um boot e a leitura da RAM de disco para que o Windows possa continuar.

Só que meu boot de testes pro SharePoint é Windows 2008. Por default, o standby vem desabilitado no Windows 2008, pois sendo ele um sistema operacional para servidores, a Microsoft - com razão - achou que as consequências para a sua rede não seriam boas se um servidor entrasse em standby depois de um tempo de inatividade. Mas como esse meu boot é pra testes, eu quero poder botar o bichinho em standby.

Pra isso, basta criar um atalho apontando pra seguinte linha de comando:

%windir%\System32\rundll32.exe powrprof.dll,SetSuspendState Standby

Simples assim. Dá até pra criar links para shutdown, logoff, reboot e hibernate: http://blogs.msdn.com/b/baliles/archive/2010/06/08/tips-amp-tricks-enable-standby-in-windows-2008-r2-server.aspx.