sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

SharePoint 2010: ambiente de testes

Quem está interessado no SharePoint 2010 e quer montar um ambiente de desenvolvimento pra testar o bichinho, aí vão alguns links úteis:
Destes, o mais interessante é o VHD com o ambiente de teste. Pra quem não conhece, um VHD (ou Virtual Hard Drive) é um arquivo que serve como disco de uma máquina virtual que roda no Virtual PC, Virtual Server ou Hyper-V. Neste caso, você terá que usar o Hyper-V, pois o SharePoint 2010 só tem versão de 64 bits, e nem o Virtual PC nem o Virtual Server rodam VM de 64 bits. Caso você não tenha um Windows 2008 à mão (o Hyper-V só roda no 2008), pode fazer download do Hyper-V Server 2008 R2 - uma versão do Windows 2008 com somente o necessário pra subir o Hyper-V e rodar VM's. Free. Mas não tem interface gráfica - você vai ter que ter uma segunda máquina pra conectar no Hyper-V Server, montar a VM e conectar nela pra trabalhar.

Quem tem uma máquina boa - Quad Core com 8GB de RAM - pode instalar um 2008 e criar a VM lá dentro mesmo. Mas pra mim, com um desktop Pentium D (isso mesmo ;-) e 6GB de RAM, o Hyper-V Server deu uma performance aceitável. Depois conectei nele com o netbook Intel Atom (isso mesmo ;-)) da mulher e comecei a trabalhar.

O VHD de teste do SharePoint 2010 é bem completo. Na verdade são 2 VHD's: um com o SharePoint Server 2010 e "penduricalhos": Visual Studio 2010, Designer 2010, um AD, Office 2010, SQL Server 2008 com Reporting e Analisys Services, e vários sites já criados e populados pra servir de exemplo. O segundo contém basicamente um Exchange Server 2010 rodando, pra testar cenários com integração via messaging.

Não se esqueça de que a máquina rodando a VM - Windows 2008 ou Hyper Server - tem que ser de 64 bits, ou a VM não vai subir.
PS: Dê uma olhada nesse post também: "Máquina de testes usando Boot de um VHD". Fazer uma máquina de testes dando boot por um VHD aumenta sensivelmente a performance do ambiente de testes, porque só há um sistema operacional rodando, ao invés de dois, que é o que acontece quando você roda uma VM.