quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

SharePoint: Acesso negado ao acrescentar um servidor na farm

Ao rodar o Assistente de Configuração de Produtos e Tecnologias do SharePoint para acrescentar um servidor a uma farm, recebi o erro "Acesso Negado":

Task configdb has failed with an unknown exception
Exception:
System.Security.SecurityException: Access Denied.

Achei num post perdido no site da M$ que uma possível causa disto é versões diferentes de service packs entre os servidores. E realmente o primeiro servidor da farm estava com o SP1, e o servidor que eu estava acrescentando estava com o SP2. Instalei o SP2 no primeiro servidor, executei novamente o Assistente para acrescentar o segundo servidor à farm, e o erro não voltou a ocorrer. Algumas observações importantes no processo:
  • Para instalar o SP em um servidor com o MOSS, você tem que instalar o SP de mesma versão do WSS. O SP do MOSS *não* é cumulativo.
  • Para descobrir qual a versão do SharePoint instalado, no Painel de Controle selecione Adicionar/Remover Programas, selecione o produto (MOSS ou WSS), e clique no link Click here for support. Não encontrei no site da Microsoft uma lista de números de versões (tem aos quilos por aí), mas basta verificar se eles são iguais ou não.